Conselho Regional de Administração

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Conselho Regional de Administração - Seccional Garanhuns

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL NO AMBIENTE CORPORATIVO

 
  
CURSO CORPORATIVO
As pessoas constituem o principal ativo da organização. Esse é o principal paradigma adotado pelas organizações que pretendam não apenas se manterem no mercado, mas crescer, prosperar e tornar-se referência na sua área de atuação.
            As organizações dependem direta e totalmente de seus colaboradores para poderem cumprir com a sua missão, rumo à construção da sua visão organizacional e, principalmente, na preservação e introjeção dos seus valores.
            Encontrar formas de transformar as pessoas não apenas em colaboradores engajados com a razão de ser da organização, mas em parceiros, que encontrem razões para serem e fazerem uma única equipe, com um único objetivo, deve ser um desafio constante dos gestores que pretendam construir um ambiente laboral onde haja harmonia e colaboração.
            Na busca constante desse clima organizacional que promova o bem-estar no ambiente laboral, talvez, uma das ações mais acertadas que o gestor possa encontrar, seja proporcionar momentos e situações que ofereçam a oportunidade para que seus colaboradores possam descobrir e desenvolver os seus potenciais, a partir de um mais aprofundado autoconhecimento, o que, consequentemente, trará como resultados positivos, uma maior realização e satisfação, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.
Promover uma mudança de cultura numa organização não deve ser algo que seja feito para os funcionários, e sim, que seja feito com os funcionários.
De acordo com Peter Senge, autor do livro “A quinta disciplina”, as organizações devem ser capazes de mudar, de adquirir conhecimento e utilizar informações para se adaptar às novas circunstâncias, e para isso, devem preparar seus empregados para se adaptarem à essas mudanças. Segundo ele, somente se implementam mudanças em uma organização quando as pessoas estão dispostas a mudarem ou até mesmo a conduzirem os processos de mudança. Do contrário, as mudanças ficarão apenas na teoria.
Buscando atender à essas necessidades é que foram desenvolvidos várias palestras, workshops, mini-cursos e um Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, com o objetivo de proporcionar oportunidade para o autoconhecimento, a descoberta e desenvolvimento de competências e habilidades e, principalmente, visando o crescimento pessoal e profissional, o que, consequentemente, trará benefícios para a qualidade de vida e para a melhoria e produtividade no ambiente organizacional.
“O melhor negócio de uma organização ainda se chama gente, e ver gente integrada na organização como matéria-prima principal também é lucro, além de ser um fator primordial na geração de resultados” (Romão, 2002).


11.    Objetivos
Incentivar e promover o crescimento pessoal e profissional da equipe e dos gestores mais próximos à equipe, proporcionando a humanização e harmonização do ambiente laboral, como também trabalhar o conceito de CRM (Customer relationship management - Gestão de Relacionamento com o Cliente) como estratégia para construir o melhor relacionamento com o cliente interno;
Melhoria da qualidade das relações interpessoais entre os membros da equipe; 
Administração de conflitos e o crescimento pessoal; 
Desenvolvimento de competências e atitudes;
Promoção do autodesenvolvimento.
22.    Justificativa
Gerir uma organização é essencialmente gerir pessoas. Com esse pensamento, percebe-se também que a gestão de pessoas não pode ser uma tarefa apenas do setor de RH, mas de toda a organização.
No contexto atual, não há mais espaço para chefes que comandem seus colaboradores, e sim, para líderes que, além de estimular, delegar e supervisionar, se responsabilizam também pelo desenvolvimento contínuo de seus liderados.
Tudo que uma organização é capaz de realizar depende, em última análise, das pessoas com que conta. Promover uma mudança de cultura numa organização não deve ser algo que seja feito para os funcionários, e sim, que seja feito com os funcionários.
O desenvolvimento pessoal objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, como também a aquisição de habilidades e conhecimentos, refletindo na melhoria da qualidade de vida e na melhoria nos resultados, desempenhos profissionais e comportamentais.
3.    Metodologia
Palestras interativas, com temas motivacionais, comportamentais e de formação humana;
Encontros de desenvolvimento Pessoal e Profissional;
Acompanhamento psicanalítico individual;
Acompanhamento e orientação na construção de metas coletivas e individuais;
Apoio ao crescimento pessoal continuado;
Encontros periódicos de reflexão coletiva;
Encontros periódicos com gestores para avaliação do programa.
Utilização de recursos audiovisuais e impressos nos encontros e palestras.
  1. Programação
Palestra de apresentação do programa  – 2 horas
Duração do programa – 08 módulos
Encontros semanais ou quinzenais com duração de 04 horas
08 encontros de 04 horas
           Total de horas – 32 horas  
Gerência  -  01 encontro mensal com duração de 01 à 02 horas
            Para avaliação do programa
 Encontrões (com toda equipe) – duração de 04 horas
01após o quarto módulo
           01 no final do programa                    
                      Total de horas – 08 horas
  1. Conteúdo programático
Palestra com toda a equipe, para apresentação do programa;
Tema: Importância da autogestão para a realização pessoal.
Primeiro módulo:
            O conhecimento de si mesmo.
                       A importância do autoconhecimento;
A construção do “SER”
                                               Caminhos da construção do “EU”
                       Quem sou, por que sou;
                                   Reflexão e atividade.
                       Onde estou, por que estou;
                                   Reflexão e atividade.
                       Linha do tempo;
                                   Reflexão e atividade.
Duração – 04 horas
Segundo módulo:
                       Perfil comportamental
                       Perfil comportamental – temperamento;
                                   Reflexão e atividade
                       Perfil comportamental – percepção;
                                   Reflexão e atividade
                       Perfil comportamental – Eneagrama;
                                   Reflexão e atividade
                       O que lhe faz feliz?;
                                   Reflexão e atividade
Duração – 04 horas
Terceiro módulo:
            Importância da autogestão
Buscando a Automotivação;
            Competências técnicas x Competências comportamentais:
Competência emocional – necessária para lidar com as adversidades;
Assertividade – saber planejar e escolher os passos e atitudes corretas;
Proatividade – agir de acordo com os próprios valores e não respondendo às provocações externas;
Resiliência – bater a poeira e seguir em frente;
Serendipidade – ter a mente aberta para as possibilidades e ser espontâneo nas ações;
Flexibilidade – se adaptar às mudanças e situações;
            Inteligência emocional;
            Autoliderança.
Duração – 04 horas
Quarto módulo:
            Identificando competências
            Identificando qualidades e potencialidades;
            Identificando fatores limitantes;
Identificando e lidando com o lado Sombra;
Saindo do papel de vítima;
                        Assumindo o controle;
Identificando as melhores qualidades e potencialidades;
                        Buscando respostas dentro de si;
Identificando caminhos de superação das limitações;
                        Construindo caminhos;
            Árvore de limitações.
Duração – 04 horas
Quinto módulo:
            Equipe
                       O que é uma equipe;
                       O que é ser equipe;
                       Estresse no ambiente organizacional:
O que é o estresse
O estresse como processo fisiológico
O estresse como fator de preservação do organismo
O distúrbio do estresse
O estresse e o equilíbrio emocional
Conseqüências do distúrbio do estresse
Prevenção dos distúrbios do estresse
Lidando com o distúrbio do estresse
Duração – 04 horas
Sexto módulo:
            Liderança
Chefiar ou Liderar;
Mapeando competências;
Perfil comportamental;
Inteligência emocional;
Relações interpessoais;
Comunicação interpessoal;
Proatividade;
Resiliência;
Marketing pessoal;
Assertividade;
Comprometimento.
            Gestão de conflitos:
O que é o conflito
O porquê do conflito
De quem é o conflito
Motivações internas geradoras de conflito
O conflito como fator de transformação
 Duração – 04 horas
Sétimo módulo:
        Construindo mudanças
            Para onde quero ir;
            Que caminhos seguir;
O marketing pessoal;
Relações interpessoais;
Lidando com o outro;
A importância de ter um propósito de vida;
Construindo mudanças;
Feedback;
Autoavaliação;
De onde vêm os sentimentos;
Identificando padrões de comportamento;
Mudando atitudes para mudar resultados;
A busca do equilíbrio emocional.
Duração – 04 horas
Oitavo módulo:
Construindo Metas e Objetivos:
Mudando perguntas para mudar respostas
Identificando as competências;
Identificando emoções;
Crenças limitadoras;
Do pensamento à realização;
Definindo metas;
Árvore de objetivos;
Plano de ação.
Realizando metas
Duração – 04 horas
6.    Público alvo
Coordenadores;
Assistentes de coordenação;
Líderes;
Gerentes;
Equipe de colaboradores.
 
7.    Acompanhamento individual
Acompanhamento individual, durante o programa, aos que assim o desejar. Sendo encontrado a forma e o horário para que isso aconteça.
Metodologia dinâmica, que visa, através de várias atividades individuais e em grupo, a aproximação do conteúdo teórico com a prática das experiências de vida de cada indivíduo, para que, com a participação ativa dos participantes, os objetivos propostos pelo curso seja atingido.

Emissão de certificados válidos como ACC - Atividades Acadêmicas Complementares, com a chancela do Conselho Regional de Administração de Pernambuco – Seccional Garanhuns.

Você pode fazer a reserva da sua equipe, preenchendo a FICHA DE RESERVA. Assim que for marcado data para a realização do curso, você será informado(a) por email, para poder realizar as inscrições.

FAÇA AQUI A RESERVA PARA A SUA EQUIPE. 
 

Treinamento Comportamental com funcionários da Câmara Municipal de Garanhuns-PE

Treinamento Comportamental com funcionários da Câmara Municipal de Garanhuns-PE
09 à 18 julho 2013
 












 
 
 Com o objetivo de abrir espaço para reflexão sobre a importância da autogestão emocional para a atuação do indivíduo diante das várias situações surgidas no seu cotidiano, na esfera pessoal, familiar, social e profissional.

Com o objetivo de fazer uma análise do conflito como oportunidade de autoconhecimento, com a busca da verdadeira causa do conflito e como utilizar o conflito como ferramenta de crescimento e transformação.

Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre os fatores geradores de estresse no trabalho e como lidar com ele.
Saiba mais.
Com o objetivo de provocar os participantes à buscarem e desenvolverem as capacidades internas, necessárias para vencerem adversidades e transformarem sonhos em realidade.

Com o objetivo de promover momentos de reflexão sobre que caminhos e situações construíram o SER que existe dentro de cada um e promover oportunidade de reflexão sobre as mudanças internas necessárias para a construção de caminhos de mudanças de vida.
 

Com o objetivo de promover oportunidade de interiorização, em busca do verdadeiro EU e na busca de sentido para os sentimentos e emoções, visando a construção de atuações mais equilibrada diante das exigências e adversidades.


Com o objetivo de promover oportunidade de interiorização, em busca do verdadeiro EU e na busca de sentido para os sentimentos e emoções, visando a construção de atuações mais equilibrada diante das exigências e   adversidades surgidas nas relações interpessoais.


Com o objetivo de promover a oportunidade para a descoberta e o desenvolvimento de habilidades para o mapeamento e aproveitamento de competências e construir uma visão da liderança como agentes fomentadores do crescimento e desenvolvimento das pessoas da sua equipe.    



Com o objetivo de promover a oportunidade para a descoberta e o desenvolvimento de habilidades necessárias para a definição e a realização de metas e objetivos.  

Workshop: Descobrindo potencialidades pelo autoconhecimento

Esse workshop é a oportunidade de mergulhar dentro de si mesmo, descobrindo quem somos, porque somos, e que caminhos seguimos para sermos o que somos. Dessa forma, é também a oportunidade para que possamos descobrir as nossas potencialidades, podendo, a partir desse conhecimento, buscar caminhos de transformação.

Com o objetivo de incentivar e promover o crescimento pessoal e profissional da equipe e dos gestores mais próximos à equipe, proporcionando a humanização e harmonização do ambiente laboral, como também trabalhar o conceito de CRM (Customer relationship management - Gestão de Relacionamento com o Cliente) como estratégia para construir o melhor relacionamento com o cliente interno.



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VIAJEM INTERIOR:IMERSÃO

 
CONHECE-TE A TI MESMO

Oráculo de Delfos

Tem como objetivo a busca do autoconhecimento e a busca do aprendizado ao enfrentamento das diversas situações surgidas no dia-a-dia, como: lidar com o estresse; lidar com a ansiedade; lidar com as angústias; encontrar e desenvolver as potencialidades interiores; busca da automotivação; busca da construção de um sentido existencial;
Entre outros conteúdos e momentos que deverão levar à um crescimento interior.


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